2017, Armênia

YEREVAN, ARMÊNIA

Esta foi nossa 6a e última parada. A escolha de irmos até Yerevan, Erevan, em Português  ocorreu em virtude da descendência do Juan, meu marido, cujos pais eram armênios. Não há certeza se  seus pais nasceram nesta cidade pois  ficaram órfãos, em uma tenra idade, tendo sido largados em um convento pois os pais deles, avós do Juan,  foram vítimas do genocídio armênio pelos turcos. Os pais de meu marido não guardaram, portanto, lembrança de sua cidade natal, e nem mesmo de seus pais. Não tínhamos muitas expectativas em relação ao país, e a cidade como pontos turísticos, e fomos agradavelmente surpreendidos.

Praça da República- no  centro de  Yerevan compreende  um  museu, banco, hotel etc; lugar lindo, a noite há um show de luzes, água e som, além de frequentemente ser palco de shows.

Erevan é a capital e a maior cidade da Armênia. É também uma das cidades mais antigas, com uma história  de muito sofrimento e lutas, sendo também a primeira nação cristã do mundo. Está localizada ao longo do rio Hrazdan, e é o centro administrativo, cultural e industrial do país. É um país de "Highlands", ou seja, montanhoso, com muita beleza natural, história  e cultura.

Nossa chegada foi um tanto conturbada pois  uma das malas, não chegou. Era a mala maior, onde havíamos colocado as lembranças já compradas, e fiquei muito chateada .Fui ao "Lost and Found" onde depois de um pouco de dificuldade, pois  o atendente  não falava muito  Inglês, consegui  registrar   a reclamação junto a FLYDUBAI, empresa  na qual viajamos.  O atendente  me disse  para ligar após às 10:00 que já deveria saber algo. Pegamos um táxi e fomos para o hotel.  Os táxis têm taxímetro, mas geralmente  cobram pela corrida. São baratos. O problema é que são velhos, com pouca manutenção , e os motoristas não fazem o menor esforço em entender. Há que levar o local  de destino, por escrito.
Ficamos em um hotel bem central. Elysium Gallery. Quando chegamos não ficamos satisfeitos com o quarto que era muito pequeno, assim como o banheiro, e  a atendente, super querida, nos deu outro bem mais confortável. Aliás, eram garotas que se revezavam no atendimento, e todas muito queridas, além de falarem e entenderem bem o Inglês
Saímos para trocar dinheiro e dar uma caminhada pois era cedo e achamos as ruas vazias. Era cedo , tipo 8:30 e só depois fomos nos dar conta que a cidade só começava a acordar pelas 10:00 da manhã, e o agito era a noite. Após uma caminhada pela praça da República voltamos e pedi para a atendente ligar para o aeroporto. Ótima notícia. haviam localizado a mala que segundo eles havia sido arrombada. Na realidade, foi só o fecho que abriu e uma ou duas coisas quebradas. Fomos descansar e contratamos no próprio hotel  as tours para os demais dias.
A noite saímos,  e as ruas ferviam de gente, crianças e famílias passeando, andando de bike, patinete, etc...

1º tour foi para Noravank, Areni e Tatev Monastery

Noravank:
É um monastério do século XIII localizado a 122 kms de Yerevan em uma  garganta do  rio Amaghu, perto da cidade de Yeghnadzor. Está em um canyon com penhascos enormes. O monastério tem 2 andares, sendo que no primeiro é a igreja de Holy Mother,

O Ararat ao fundo, montanha onde Noé encalhou sua arca. Hoje, pertence aos Turcos que se apoderaram deste território que no passado  pertencia aos Armênios.

Paramos para almoçar em um restaurante a beira do rio, com comida típica armênia, todo em pedras, rústico, maravilhoso

TATEV

A subida até  o monastério de Tatev é por uma estrada sinuosa, com penhascos incríveis, uma vista maravilhosa, mas super perigosa. Além disto, o motorista  Hike, dirigia super bem, mas a uma velocidade perigosa, nesta estrada. Estávamos bem apreensivos. Levamos cerca de 3 horas para chegar. É um mosteiro do século IX, localizado em uma planície de basalto perto do povoado de Tatev. Todo o complexo está situado perto de uma profunda garganta do rio Vorotán . Teve um papel importante, como centro político, econômico  e espiritual. Para se chegar é necessário pegar um  teleférico que é o mais extenso do mundo . São 6 kms sobre penhascos profundos.

VISTA DO TELEFÉRICO

É uma vista fascinante, um local lindíssimo, e a travessia no teleférico é tranquila.
 Na volta , um rebanho de ovelhas no caminho.

Nossos tours foram sempre  particulares, ou seja um motorista e um guia, falando  Inglês , então foi possível saber muito sobre a história e peculiaridades dos locais. Na realidade, não há muitos turistas europeus, e muito menos sul americanos. Vimos indianos, australianos. Contratar estes tours  é relativamente barato, como quase tudo na Armênia. É um país que está passando por muitas dificuldades econômicas, e a presença e influência russas são uma constante. Aliás, nunca conseguiram se livrar de invasores de todos os tipos.

No  outro dia  fomos a Khor Virap Monastery , Geghard,  Garni e Lake Sevan

Khor Virap

Khor Virap quer dizer poço profundo, e este nome é devido a ter um poço, onde ficou preso Gregory, o iluminador.

Este é um dos destinos mais populares de peregrinação. Fica próximo a fronteira com a Turquia e a 8 kms da província de Ararat, de onde é possível avistar a montanha. Este monastério é famoso pois foi nele que ficou aprisionado por  14 anos Gregory , o iluminador, pelo rei Tridates III da Armênia. Mais tarde  o santo Gregory  por ter curado o rei, se tornou o mentor religioso do rei, e foi responsável pela introdução do cristianismo, sendo a Armênia o primeiro país a ser declarado cristão.

Há muitas barracas de produtos, como frutas secas: damascos, figos, etc

TEMPLO DE GARNI

O templo é Helênico e foi construído em algum período do primeiro ou segundo século antes de Cristo , tendo sido reconstruído na década de 1970. É o único templo de colunas  grego romanas, e talvez o símbolo mais conhecido da era pré cristã. Foi construído durante o reinado de Tirídates. De acordo com alguns estudiosos talvez tenha sido uma tumba, que sobreviveu a uma onda de destruição dos templos pagãos.

Os banhos romanos

Lake Sevan

Este é o maior lago da Armênia e da região do Cáucaso e um dos lagos mais altos do mundo. Nas margens do lago fica o mosteiro de Savanavank.

Almoçamos com  o guia e o driver com a linda vista do lago. Dia maravilhoso!

Há muito a ver na Armênia. Muita cultura, história e paisagens lindas. Em Yerevan e arredores também há lugares fantásticos como:

The Opera and ballet Theatre

GREGORY THE ILLUMINATOR CATEDRAL

isitsernakaberd - TEH MEMORIAL OF THE ARMENIAN GENOCIDE

Esta foi a visita mais emocionante pois Juan ficou bastante tocado, e  ele levou as fotos dos pais  ao museu, onde fomos atendidos com muita atenção e delicadeza, e a responsável pelo memorial ficou de  registrar e colocar junto as lembranças e pertences de vítimas do genocídio. O local é lindo e tocante.

Pira sempre acesa pelos mortos
 Lindo!  Os túmulos são marcados por pequenas placas em um terreno lotado de pinheiros. Tocante!

CAFESJIAN CENTRE FOR THE ARTS

Lugar encantador . Também é conhecido como " Cascade". Este museu contém a coleção particular de um empreendedor americano, com peças únicas da arte moderna. As galerias internas são conectadas por elevadores, e há escadas rolantes de um piso ao outro. Do alto você tem uma vista panorâmica de Yerevan.

Área interna do museu

Matenadaran " Matenadapah"

Local onde estão guardados os manuscritos sagrados, salvos dos invasores que colocaram fogo em grande parte dos manuscritos, numa tentativa de opressão. Há 18000 manuscritos  e mais de 30 000 documentos. O nome Matenadarn é por Msrop Mshots o monge que criou o alfabeto armênio.  A estátua deste monge está na entrada do museu.

Pandok Yerevan

Pandok Tavern
 fazendo lavash

Ruas a noite

Republic Square- show a noite

Na realidade,  termos deixado  Yerevan para o final de  nossa viagem foi um presente. Paisagem linda,  noites super agradáveis, com música, restaurantes transados, comida maravilhosa, sem o atropelo das  mega cidades, como Hong Kong, pois não há tantos turistas como nos demais locais.

Gostei muito da cidade, foi uma surpresa boa. Também pude constatar que o povo, apesar de parecerem hostis, são prestativos e fraternos. A impressão errônea se dá mais em função do idioma pois  a maioria  não fala  Inglês, e não se esforça por te entender. Apenas os jovens se comunicam em Inglês , sem problemas. Entretanto, pude constatar que é um julgamento precipitado pois tive uma queda  em uma escada, e  algumas pessoas acudiram com água, álcool, pano. Super queridos, ficaram preocupados e queriam ajudar.  Também em um restaurante, quando gostamos muito de uma carne com molho de promegranade, perguntamos ao dono como poderíamos adquirir este molho, que é um vinho, e ele  acabou nos dando uma garrafa de presente.

O que me surpreendeu é que são muito desenvolvidos em alguns aspectos, e em outros parece que ficaram décadas atrás. Todos fumam muito, e não há restrições em locais fechados, não havendo áreas  exclusivas para  eles. Na realidade, você tem que  conviver com isto. Também não usam capacete nas motos, e não ligam o ar condicionado nos carros, acredito para economizar. Há carros com volante à direita e outros à esquerda. São carros japoneses que saem mais barato e o governo permite ambos. Peculiaridades!

Amamos nossa viagem à Ásia, e a Armênia fechou a viagem com chave de ouro.