2017-Ásia, Singapore

Cingapura ou Singapura

Singapore, significa cidade leão em sanscrito, e  há uma lenda linda que originou o nome
Ficamos no Seacare Hotel na Chin Swee Road, próximo a Chinatown, ao Singapore river e o porto de onde saem os navios e embarcações, e do MRT ( metro). Local ótimo e de fácil locomoção.  O trânsito flui e o sistema de transporte é fantástico além do que a comunicação é simples pois todos falam inglês, com sotaque chinês, malaio, etc, mas a comunicação é fácil.
Clarke Quay fantástico principalmente a noite que ferve com shows, música ao vivo e os barcos cruzando o rio.

  The Wings of  Time
Chegamos com muita chuva, mas foi só  uma tromba d´água, e já me encantei com as árvores imensas dividindo as faixas de trânsito. As ruas de Singapore são por si só um parque. Hiper arborizadas, os canteiros entre as faixas de trânsito são repletos de árvores lindas que parecem chorões( não consegui descobrir o nome) além de flores.

Destino muito desejado, grande expectativa.  É sempre muito ruim quando  vamos a um lugar cheios de sonhos pois geralmente a realidade é mais opaca, e  acabamos por nos decepcionar. Não foi o que ocorreu. Amei Cingapura ou Singapura, ambas as grafias estão corretas, mas prefiro Singapura.  Superou em muito minhas expectativas. Sempre fui apaixonada por lugares de natureza exuberante, e  as megacidades, onde o concreto predomina, não me atraem.
Singapura é para mim uma cidade jardim, de sonho, fantasia e aspectos lúdicos.
Bem, vamos situar e contar um pouco sobre esta cidade república. Abaixo, um pouco da descrição do Google:
Singapura, grafada Cingapura em malaio.  
Singapura; em  Inglês: Singapore; em Mandarim 新加坡 Xīnjiāpō; em Tâmil: சிங்கப்பூர் Chiṅkappūr), oficialmente República de Singapura, é uma cidade estado insular, localizada na ponta sul da Península Malaia, no Sudeste Asiático, 137 quilômetros ao norte do equador. Constituído por 63 ilhas, Singapura é separado da Malásia pelo Estreito de Johor ao norte, e das Ilhas Riau Indonésia pelo Estreito de Singapura, ao sul. O país é o que apresenta o maior [Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países asiáticos (9° melhor do mundo em 2014). O seu território é altamente urbanizado, mas quase metade dele é coberto por vegetação. No entanto, mais terras estão sendo criadas para o desenvolvimento por meio do processo de aterramento marítimo..Singapura foi parte de diversos impérios  locais desde que foi habitado no século II d.C. Singapura foi ocupada pelo império do Japão durante a  Segunda Guerra Mundial e voltou ao domínio britânico após o conflito. Tornou-se autogovernada internamente em 1959. O território uniu-se a outros ex-territórios britânicos para formar a Malásia em 1963 e tornou-se um Estado  totalmente independente dois anos mais tarde. Desde então, teve um aumento maciço em termos de riqueza e é um dos quatro Tigres Asiáticos..A cidade é uma república parlamentar com um sistema Westminster de governo .. O Partido de Ação Popular.
O aeroporto de Singapura é moderno, e lindo. Com muitas plantas, tem todo o conforto possível e parece um lindo local de lazer. Pegamos um táxi até o hotel.


 Há inúmeras passarelas aéreas, que unem shoppings e conglomerados comerciais. Uma instituição são os Hawker centers, praças de alimentação de ambulantes, onde a comida é super barata e limpa. O problema é o tempero, super picante. A rua principal, chiquérrima é a Orchard Street. Grifes famosas e malls incríveis.

                                                  Hawker Center                                                         


                                    café da manhã
Este foi um restaurante incrível. Vem tudo cru, legumes, carne e peixes e há uma panela com um sistema de aquecimento na mesa ( parece fondue, só que elétrico) e vocçe cozinha a comida no caldo escolhido, De um lado para as carnes e do outro para os legumes. Tivemos que observar como os demais clientes comiam..Demais comemos super bem.
sobremesa maravilhosa. Aliás os doces chineses são fantásticos.

rolinhos e dim suns com chá

Há muito a ver e fazer em Singapore.  Fizemos vários tours.
 1st tour: pontos principais da cidade:Esta experiência contrasta o velho e o novo e a mistura de oriente e ocidente. Visitamos o distrito colonial de Padang, a Espanada, os teatros da baía, o Merlion (figura mística, mistura de leão e sereia, e símbolo de Singapore). Há toda uma lenda sobre esta figura. Depois fizemos um cruzeiro pelo rio, nos Bumboats que costumavam carregar a carga nos transportes do porto no começo humilde de
                                                   


The Merlion

M

Depois visitamos uma loja de souvenirs e fomos a  Chinatown  parando  no templo do Buda.  .


2nd day:   Gardens by the Bay. Fantástico!  Os jardins exóticos da abóbada representam os 5 continentes e há  9 tipos de jardins. Para percorrer o parque, e chegar ao dome há um trenzinho de 
hop on and off. As árvores gigantes iluminadas, trocam a iluminação a  cada momento,  são um show a parte, fora o show de luzes e água. e uma imensa roda gigante que  parece o Londo eye. Há ainda um show maravilhoso "Wings of time" sonho, e fantasia com luzes, água e fogos além de uma história tocante. É um parque de sonho e efeitos incríveis, psicodélicos. Você pode programar de passar um ou mais dias percorrendo o parque e a dome.


Gardens by The Bay










 Museu de cera Madame Tussau

                                                                Juancito bailando

3rd day: Sentosa Island and sunset tour. Sentosa Island é o lugar do sonho. Cassino, aquário, museu, há de tudo.
 Pegamos o Cable car para ir até a Ilha de Sentosa, Passeio de barco, Spirit of Singapore, visita ao museu de madame Tussaud e show fabuloso de Wings of Time. Dia espetacular.
 Na realidade é uma mistura de realidade, sonho, fantasia e efeitos especiai                                                  


4a dia  



Percorremos de trem  por 40 minutos  um parque de vida animal e natural , veados, leões, elefantes, pandas, lindo. Há uma parte de barco e outra de trem.

  Há ainda um zoo e diversas outras atrações.

RIVER Safari e Night Safari
5a e último dia - Jardim Botânico O Jardim Botânico de Singapura é magnífico. Se divide em  jardins temáticos: jardins da cura, jardins de fragância , Orquidário. Lindo, e inspirador.


CLARKE  QUAY A NOITE




Amei Singapura !  Só andar nas ruas já é inspirador. Além disto há os bairros étnicos, a galeria nacional, o museu de arte e ciência,  Com certeza, Singapura é uma de minhas cidades favoritas, um lugar  especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários, ideias, críticas, sugestões. Nos siga