2018, ESTOCOLMO, SUÉCIA

Estocolmo, Suécia

Estocolmo,  capital  da Suécia,  e um dos principais países da região da Escandinávia, é  uma cidade linda,  conhecida como a Veneza do Norte pois é  composta  por 14 ilhas, e  53 pontes, no encontro do lago Malaren, e do Mar Báltico.

Tem  uma população, incluindo as cidades periféricas, de cerca de 2 milhões.  Apesar de ser parte da comunidade européia, não adotou o euro e sua moeda é a coroa sueca,  SEK,  Trocamos, na proporção de 100 euros por  1.026.15 SEKS.  Há uma taxa de 50 SEKs por transação, e por isto é vantagem  levar um cartão pré pago, Travel money.  Trocamos pouco, só para  necessidades básicas. Há inúmeros estabelecimentos que não aceitam dinheiro vivo, somente cartão, e a tendência, como nos disseram, é só aceitarem cartão. Há muito dinheiro falso.  O Visa Travel Money facilitou bastante, e apesar de ter a taxa  alta de IOF, acaba sendo mais conveniente pois a troca de moedas e comissões acabam onerando mais do que a taxa paga quando da compra. O clima em maio,  época que fomos,  nos surpreendeu agradavelmente pois esperávamos ser bem mais frio, já que geralmente  nesta  época, a máxima é de 15º e minima de 5º.  Estava bem agradável, e somente nos dois primeiros dias fez 14/ 15º,   depois, ao redor das 11:00 e até às 18:00, ficava entre 20º e chegou a 23º, totalmente atípico para esta época do ano.
O dia amanhece às 4:30 e o anoitecer às 21:45.  Dia longo apesar de ainda ser primavera. O fuso é de 5 horas  a mais do que no Brasil.
Nos surpreendeu o grande número de imigrantes no país. Pensávamos em ver quase que exclusivamente pessoas loiras; entretanto, esta não é a realidade. Os  atendentes em restaurantes, lojas, e táxis são estrangeiros, vindo de países como África e Oriente Médio . Em 2015 houve uma grande leva de sírios chegando ao país. Também, nos chamou a atenção  como o vício do  cigarro  é alto,  e o fato de  não haver leis punindo ou banindo o cigarro, em locais públicos.  As pessoas também não são tão regradas, como  eu imaginava, pois vimos muitas baganas no chão. São gentis, e o Inglês é falado, pela maioria.

Estocolmo é dividida  nos seguintes bairros:
Norrmalm- região   onde fica a estação central, o Haymarket,  e onde ficamos hospedados
Ostermalm- região alternativa, próxima a ilha dos museus
Gamla Stan- cidade velha,  a região mais charmosa e antiga, e onde estão as principais atrações
Sodermalm- do lado oposto a Norrmalm é bastante descolado e alternativo

Ficamos hospedados em Hotorget,  hotel  e estação de metrô do mesmo nome, região de Norrmalm, cerca de 1.5km de Gamla Stan.
sala do café da manhã

Hotel bem localizado, ótimo café da manhã. A sala parecia uma gruta. O serviço de limpeza e troca de roupas , entretanto, deixou a desejar. Precisávamos sempre solicitar.
 Chegamos às 18:30,  e a mala do Juan não chegou. Fizemos o protocolo, compramos um ticket de  ônibus ( faz a ligação até o metrô),  número 119 por  100 SEK ( 10 euros)  até a estação de metrô Arlanda, e de Arlanda até a  estação Hotorget por 375 SEKS , ambos c/ desconto.  Hotorget ,  em Inglês,significa HayMarket e fica bem próxima do local e da feira que ocorre na praça, de dia, e onde vendem frutas, flores e artigos de artesanato.

O   Royal Opera também se encontra próximo , nesta região.

A pronúncia das palavras  em sueco, é complicada pois há muitas letras que não são pronunciadas. Você lê uma coisa, mas escuta algo bem diferente.  Após estarmos meio perdidos que  direção tomar ao sairmos do metrô para chegar ao hotel,  e algumas solicitações de direção,  acabamos, com ajuda, localizando o hotel, que se fala "Rotôriet" (o J é mudo).
 A atendente nos disse que o quarto era no 4a andar, e  que não havia elevador. Se deu conta das malas e de nossa idade. kkkkk! Reclamei, e falei que iria querer  a devolução da quantia paga pela estadia pois não tínhamos condições de subir 4 lances de escada.  Após alguns momentos de negociação, nos conseguiu no primeiro andar, um quarto família, maior, sem acréscimo. Após um banho, e descanso, fomos caminhando até Gamla Stan, uma graça, onde compramos um Stockholm passport  por 2.090 SEKs. Este passe super vale a pena  comprar pois dá direito a transporte( metrô, ônibus, o sightseeing hop on/off bus and boat), e entrada grátis e/ou c/ desconto na maioria de museus e galerias.
Caminhamos pela ruelas de Gamla  Stan, apreciando o charme das construções antigas e bem preservadas, Jantamos em um restaurante próximo ao hotel Humbertus, excelente, e fomos dormir.

Gamla Stan = Cidade Velha

As  estações  de metrô são uma atração a parte pois todas são  pura arte, com lindas pinturas e/ou esculturas.  Espetáculo! Não perca a oportunidade de andar de metrô.  Aliás. cachorros e bicicletas são permitidos desde que o proprietário pague extra,
As estações são  galerias de arte.

Na manhã seguinte, 2º dia,  já recuperados do vôo, e com a grata surpresa da mala  do Juan ter sido entregue no hotel,  começamos a explorar a cidade.
Pegamos o Hop on/off (ônibus) e fizemos a primeira parada.

Royal Palace.

Lindo, principalmente , por dentro.

Depois, visitamos a catedral de São Nicolau, magnífica!

Passamos para o  hop on/off boat, fazendo a parada no Vasa Museum.

Vasa Museum
A história do  barco que afundou em sua viagem inaugural em 1628, e que foi resgatado em 1961 após 333 anos, sob as águas , tendo passado por um trabalho de reconstrução de 98% do original, é incrível. Você tem uma perspectiva única da Suécia do século XVIII

Miniaturas dos objetos e trabalhadores

Voltamos a pegar o hop on ( barco) e fomos até o Abba Museum. Acabamos não visitando apesar de ter sido fã  do grupo, pois teríamos que pagar, não está incluso no passaporte comprado, e nem tem desconto. Preferimos ir visitar o Skansen museum , muito mais significativo e ilustrativo  da história da Suécia.

The Abba Museum
                                            No  trajeto do barco  curtimos locais lindos.

Skansen Museum

É um museu a céu aberto com amplos jardins, zôo, aquário  Amamos o lugar. Este museu é um must!

playground infantil
Almoçamos no parque  waffles com  lingorines e cloudberries, Delícia!

No 3o dia,   fomos caminhando até Gamla Stan e para nossa surpresa havia uma festa  "Folk day",  com quadrilha ( até eu entrei na roda de dança) bancas de comida, roupas típicas, uma festa. Fantástico!
Gamla Stan e a festa folkday

Curtimos a festa, e  depois fomos de metrô até o Nobel Museum. Maravilhoso!
 Com uma tecnologia e efeitos incríveis

NOBEL MUSEUM

Há muito a ver em Estocolmo. A cidade é rica em cultura, e há mais de 100  museus na cidade. Precisamos  priorizar já que só tínhamos 4 dias, considerando que no 5º viajamos. O dia da chegada e o da partida considero perdidos.  Portanto, para os nossos 3 primeiros dias,  elegemos  curtir a cidade velha, vagando pelas ruas,  conhecer o museu Vasa, o Skansen,  o Nobel, o palácio Real, a  Royal Opera, e o Historiska Museet que conta a história dos Vikings e tem a linda sala de ouro.
Próximo, fica o lindo parque Djurgarden´s. Faltou tempo para curtir  tudo com mais calma.

Historiska Museet

No 4a e último  dia útil,  fomos de barco visitar o palácio  de
Drottningholm, residência do rei e da rainha. Passeio lindo e lugar fantástico.

Palácio de Drottningholm

Na volta, visitamos o  City Hall onde é realizado o jantar do prêmio Nobel, e possui o mais exclusivo salão de baile de Stockholm.
City  Hall

O Parlamento

É uma construção impressionante e linda. Fica a meio caminho se você for a pé do centro até a cidade velha . Aliás os jardins e a poda das árvores é algo que encanta.

As avenidas sempre têm leões na entrada.  Também são vistos nos prédios.
                           São considerados protetores,guardiões da segurança,

Gamla Stan

É uma delícia andar pelas ruelas da cidade antiga, meu lugar favorito. Estocolmo é uma cidade linda,  dizem ser a mais bela da Escandinávia. Entretanto,  não me arrebatou, me pareceu fria. Falta  alma, vibração.
O custo de vida é bem alto. Para reduzir custos,  tomávamos um bom café da manhã no hotel, e fazíamos uma refeição mais para o final da tarde, tipo 18:00 / 18:30 que é o horário usual do jantar deles. Pedindo 2 pratos, ou seja um principal e uma entrada (salada) que compartilhávamos, já que são muito bem servidos, com 2 taças de vinho e água saía ao redor  de 380 SEKs ou seja  37 euros. Um lanche simples é  na base de 200 Seks, ou seja 20 euros.  Roupa é bem cara, e nos contaram que pagam impostos altos, tipo 30%, mas tem  educação e saúde de graça.  A moradia também é cara. O transporte é de qualidade, e não há engarrafamentos como no Brasil.