2019- TULUM e VALLADOLID

TULUUM- TULUÚM(iucateque) -ZAMÁ

Tulum é  um sítio arqueológico, correspondente a uma antiga cidade muralhada Maia. Está localizado, no estado de Quintana Roo, na costa caribenha, na região conhecida como Riviera Maia.

Parece que sua fundação se deu no ano de 564. Os maias designavam esta cidade pelo nome de Zamá, que significa a cidade da aurora. Tulum  também é uma palavra maia que significa barreira ou parede, devido a ser cercada de muros.

Chegamos a Tulum, final da tarde, e hiper cansados. Ficamos na cidade, que está a poucos minutos da praia, e das ruínas na Maison Tulum,  e a 3 quadras da rua principal. Muito agradável, e  aconchegante,  além de contar com restaurante, e um atendimento ótimo do Guillermo, muitas plantas, gatos, fontes, e até um papagaio.

Maison Tulum
                                               nosso quarto
terraço e área de  lazer

Há inúmeros flamboyants na cidade, Lindos!

No outro dia, após o breakfast, no hotel,  chamamos um táxi para as ruínas Maias,

Percorremos toda a área,  passando por El Castillo, o Templo de los Frescos, Casa del Cenote, Templo del Viento, Templo del Mar, Tumbas. É enorme!   Há inúmeras  edificações.
A vista lá de cima é linda!  Uma lástima  é que a praia esteja inundada de sargaço ( um tipo de alga). O pessoal tem recolhido , mas está alterando o tom das praias, e a beleza, e ao mesmo tempo os turistas não querem se banhar pois é desagradável ao  se entrar. É espessa!

Depois de explorarmos toda a área, fomos caminhando até a praia dos pescadores. Após um descanso, e um suco, tomamos uma lancha até alto mar,  onde é possível mergulhar, e fazer snorkel. Vimos muitas tartarugas, e a emoção da lancha correndo em alto mar, foi eletrizante. Após percorremos a baía, e termos uma visão da área de alto mar, a lancha parou em alto mar, e muitos mergulharam.

Vista desde alto mar

O centro de Tulum é simples, mas há muitos restaurantes, e casas de artesanato.
Praça principal e o Calendário Maia

Fomos à tarde,  também, conhecer a orla e sua zona hoteleira , repleta de hotéis, e pousadas lindas, e  de butiques,  chiquérrimas. Lembrei da praia do Rosa, só que TULUM tem uma infraestrutura de hotéis e lojas, de muito luxo, e as praias são praticamente exclusivas dos hotéis; nossas praias, entretanto, apesar de não terem a cor turquesa do Caribe, têm mais verde, morros, e recortes. São  lindas, de maneira diferente. Entramos no Ahau, magnífico, e tomamos uma limonada,  que nos custou o dobro das vendidas no centro. Um táxi do centro até a orla são $100,00 (pesos) ; da orla até o centro são $200,00( pesos mexicanos). Tudo é muito caro na orla. Uma diária de um hotel é  no mínimo $300 ( dólares) quando  no centro podes conseguir por $50( dólares) Em Tulum e  Cancun os valores são sempre dados em dólares. Os tours também variam muito de valor , e há que pesquisar para não cair em pegadinhas, Falamos por experiência.

AHAU

No  outro dia fomos conhecer os cenotes Cristal e Escondido. Pegamos um táxi.
 O Escondido fica do lado oposto da estrada, e  é super lindo,  mas há que caminhar cerca de 3 kms desde a estrada principal, em uma estrada de chão.
Cenote Cristal

Cenote Escondido

Nossa intenção era de  irmos conhecer a Praia del Carmem, mas nos falaram que  também estava inundada de sargaço, e então decidimos  conhecer uma pequena, e  antiga cidadezinha Valladolid,  a 1.30 hora  de Tulum por $145,00 cada um. Ônibus ADO, super confortável.

VALLADOLID

É  a capital do estado de Yucatán. É  uma cidade antiga, pequena e charmosa, e com muitas construções coloniais. Está localizada entre Mérida e Cancun, e tem várias atrações interessantes : ruínas maias, cenotes,  convento de San Bernardino, várias igrejinhas, assim como praças, e boas opções de gastronomia.

Próximo destino Cancún.. até lá!