2018- BRUXELAS, BRUGES, BÉLGICA

BRUXELAS

27/05 até 31/05

Capital da Bélgica, e sede de diversos órgãos internacionais, é linda e charmosa.
Tem dois idiomas oficiais:  o francês e o holandês,  mas todos praticamente entendem e se comunicam  também em Inglês.

Chegamos em Bruxelas, já eram 15:30, e pegamos o trem até a Estação central (E12.70), onde pegamos o metrô até a Midi Station. Dali pegamos um táxi até o hotel. Em princípio,  o taxista não queria nos levar, alegando  que era perto, mas não estávamos afim de puxar as malas, sem saber ao certo a direção.  Disse que cobraria no mínimo 10 euros, e não colocou o taxímetro. O hotel Van  Belle fica no bairro árabe, muçulmano, cerca de 1 km até a Midi station e 1.5 até o centro da cidade. O hotel é acolhedor, subimos e descansamos.  Bom café da manhã. A atendente, super atenciosa, pedimos sugestão de onde ir jantar pois não queríamos ir longe, e nos disse que como era Ramadan, não iríamos encontrar nada aberto na redondeza, e sugeriu um restaurante, fora da área turística , Place Allemens, que disse ser muito bom " Restobiers!.  Chamamos um táxi e fomos. Comida cozida na cerveja.  Ambiente super acolhedor, e transado. Amamos. Saiu 43 Euros.  Barato para os moldes europeus.

Lugar super transado, Comida maravilhosa.
No outro dia, compramos os tickets do hop on/off e fomos dar uma volta.

Entrada do Palácio Real
                                          Parque Japonês

Visita ao Atomium, símbolo hoje de Bruxelas

Há inúmeras exposições internas, e é uma visita incrível,  não só pelas exibições, mas
pela própria estrutura do monumento que é espetacular.

Eu e o Juan  virando quadros

Os jardins adjacentes também são um espetáculo.
Não consigo acreditar como fazem estas podas tão perfeitas.

A Basílica, linda

Depois fomos visitar o Manneken Pis, uma pequena fonte em bronze  de um menino a urinar. É um dos símbolos mais queridos da cidade.  Tem só cerca de 50 cms, e está localizado na parte antiga da cidade,  perto da Grand Place.  Devido a sua importância já tentaram roubá-la.  Diz  uma das  lendas que o menino teria apagado uma chama (urinando, será?), e salvado a cidade de um incêndio. Nas festas ornamentam a estátua com roupas. e hoje já tem uma coleção de mais de 800 peças.

A estátua do Manneken Pis

A versão aumentada e boêmia!
Visita a  Grand Place que é  maravilhosa. Ponto alto da cidade.  Este lugar é lindo!  Prédios magníficos, como o Museum Van de Stad Brussel, o Stadhuis Van Brussel

Bruxelas tem muito a oferecer. São inúmeros museus,  parques, e atrações diversas. Uma  variedade gastronômica. Aliás os waffles são fantásticos, sem falar nos chocolates. Consegui Marzipan puro. Delícia! pena, não poder trazer muitos para cá. Os poucos que trouxe chegaram bem amassados.
É uma cidade de contrastes . Gostei muito. Ficamos pouco tempo pois decidimos ir também a Bruges, mas não posso dizer que seja uma de minhas cidades favoritas. Faltou o encantamento.
À noite fomos para a praça St Catherine. Jantamos Frango com molho , batatas assadas, e salada.

Parque Leopold

Centro Europeu

Galeries Royales Saint- Hubert
                                           Place St Catherine

E à noite jantamos Moules com pizza no La Frangole no bairro Louise.
Este é o bairro chic, com grifes famosas.

Fomos até a Central Station e compramos tickets , senior para Bruges (ida e volta). Não lembro o valor exato, mas não chegava a 20 Euros  para irmos na manhã seguinte, e voltarmos no final do dia . Acordamos cedo, e decidimos pegar o trem das 8:00. Para nossa surpresa, no meio do caminho entra o oficial e pede nossos tickets, e diz que não estão certos. Que só podíamos ter pego o trem das 9:00. Argumento que não me informaram que não poderíamos ter pego o trem no horário de pique, que somos estrangeiros, e que o trem está vazio , mas não há jeito, precisamos pagar 46,30 euros. Nos disse que na volta podíamos pegar o trem, no horário, que quiséssemos.
Funciona desta maneira. geralmente não há controle, mas quando este ocorre, você precisa estar dentro do estabelecido, Na realidade, como o ticket estava com observações em Dannish, havia o número 9, mas não nos chamou a atenção, e a pessoa que nos vendeu, não esclareceu este fato. Experiência vivida, e aprendida.
Além do metrô, usamos muito o Uber no exterior. Valores mais baratos que o táxi, você sabe o que vai pagar, e funcionando  super bem.

BRUGES

Tinha muita expectativa em relação a esta cidade.  Havia lido, visto fotos, e,  como sempre, a realidade ficou aquém do sonho. É bonita, mas para mim deixou a desejar.  Talvez porque  a compare com outras cidades visitadas, tipo Lucca,  na Itália,  Quebec no Canadá,  ou Chester e York na Inglaterra  que amo demais. Talvez, por isto, não tenha  causado deslumbramento.
Andamos por suas ruelas, tomamos o barco. Vimos o campanário , a Basílica, o Burg Square, o Brugse Vrje, a corte provincial, o parque. Caminhamos quase a cidade toda. Na realidade, um bate e volta é sempre  muito corrido, e acabamos por não curtir cada local como  seria o ideal.

Voltamos  para Bruxelas, no final do dia, exaustos.  Gostamos do que vimos da Bélgica. Não houve um frisson, sabe aquele clique que sentimos quando o lugar desperta nossos sentidos e emoções. Não são cidades as quais desejaria voltar, porém valeu ter colocado no roteiro.

Amanhã, dia 31/05 vamos para Praga que será minha próxima postagem.