2018- PRAGA E KARLOVY VARY, REPÚBLICA CHECA

Praga & Karlovy Vary, Rep. Checa

As margens do Vltava, é a capital, e a maior cidade da República Checa, com mais ou menos 1.5 milhões de habitantes. Está localizada na Boêmia central, sobre, e entre colinas, e às margens do rio.  A cidade tem inúmeras pontes, e  belos  e preservados  prédios antigos, com ruelas  sinuosas, que contrastam com os belos prédios modernos. Tudo isto, aliado a uma atmosfera alegre,  torna a cidade  um lugar  encantador.
A moeda é a Coroa Tcheca (CZK) e as línguas faladas são o tcheco, o russo, o alemão, e algumas línguas eslavas, mas claro a grande maioria da população fala e/ou entende o Inglês, principalmente os jovens.
Praga é dividida em regiões:
Stare Mesto- cidade velha, centro histórico
Mala Strana- uma das zonas mais antigas, fica aos pés do Castelo de Praga
Hradcany- arredores do castelo
Josefov- união das comunidades judias
Nové Mesto- cidade nova 
Vysehrad- zona não muito conhecida

Ficamos no Ibis Praha Wenceslas Square,  super bem localizado na Nové Mesto. Ao chegarmos  dia 31/05,  tipo 10:30, pegamos o  ônibus 119, que nos levou até uma estação de metrô, onde pegamos  para a estação Narodri  Trida. Dali estávamos super  perto do hotel, mas não sabíamos que direção tomar. Chamamos um Uber,  que nos levou ao hotel.

Fotos do Ibis



Após  nos instalarmos,  descansamos um pouco, e saímos para dar uma caminhada pelos arredores. Compramos um  Prague Card, que dá acesso a inúmeras atrações, e transporte.  Depois fomos até a estação Florence, onde compramos 2 passagens de ônibus para o dia 03/06 para Karlovy Vary, com retorno no dia 4/06 às 18:00 por 238 CZK. 
Jantamos próximo ao hotel, restaurante super bom, com mesas na calçada. 
No outro dia, acordamos cedo, tomamos café da manhã, ótimo, e fomos de metrô até a  estação  Museum. As estações têm painéis, como o abaixo. 
Depois pegamos  outro para Staromestska 
(estação que dá acesso a cidade velha, ponte, castelo, etc)
Caminhamos toda a ponte Charles Bridge. Linda!

 Old Town Bridge Tower
Foi construída junto com a ponte gótica  em 1357 por  Charles IV, e representa um arco de triunfo na rota de  coroação dos reis tchecos.

Depois,  rumamos para Mala Strana até chegar a Hradcany.
Longuíssima caminhada até chegar ao castelo de Praga, no topo da colina. Há um conjunto de edifícios:  St Vitus Cathedral, The Old Royal Palace, Sternberg Palace, e outros. 
A subida é ingrime. A caminhada até o Palácio é ótima para conhecer os arredores do castelo.

O PALÁCIO REAL



 Guarda do palácio


                                         Vista da cidade ,de cima da colina

     St George´s  Basílica


 Aproveitando a vista linda da cidade.
Fomos para a estação Museum e após explorar a região, jantamos Goulash, com ravioli. Ótimo!
No  2º dia fomos para Stare Mesto onde visitamos: 
The Old Town Hall, House, The Stone Bell House,  The  Golden Ring etc..
Lugar lindo, inspirador !


A ponte, com os cadeados do amor.
 Parede dedicada a John Lennon e o Pub, também com o nome dele, quase em frente.
Esperava mais da parede que, na realidade, achei um amontoado indecifrável de mensagens.
É, entretanto, um local buscado e indicado aos turistas.







Pena que os relógios do Old Town hall, e toda a torre estejam em manutenção.
O prédio e os relógios são  magníficos!

Praça lotada, com todo tipo de artista e mambembe. Quantidade enorme  de turistas.

Praça linda, ruelas que só passam uma pessoa e, esta que tem até sinaleira.  kkkk

Place St Catherine

Há muito a ver e fazer em Praga.  E é ótimo só passear por suas ruas, bairros, e curtir a atmosfera da cidade.No 3º  dia,  resolvemos ir aos locais de Tram (maravilhoso), ao invés de metrô.
Amamos nos deslocar nestes bondinhos elétricos. Pegamos o Tram 23, que parte bem perto da estação I.P Pavlova, que é a  que fica perto do hotel, e fomos até Ujezd.
Queríamos visitar a Petrin Observation Tower.  Não conseguimos, ou melhor desistimos pois havia filas quilométricas. Aliás, multidão de turistas em Praga. Chineses então, sempre em tours guiados, são um enxame. Andamos pelo parque, exploramos a região, e voltamos à Cidade Velha,  onde visitamos 
                                                        The Powder Tower
                       e ficamos curtindo mais um pouco o local e seus lindos prédios


Acabamos jantando  na praça,  uma Greek salad e Sirloin steak, ou seja salada grega e filet mignon. Estava ótimo! Na realidade, o segredo é pedir um prato principal, e uma entrada pois são muito bem servidos; eu sempre pedia que trouxessem ao mesmo tempo, e com pratos extras, pois iríamos compartilhar. Total, incluindo sobremesa de Tiramisu, claro, também com 2 colheres " to share" =  E 25.  Tomávamos um bom café da manhã, e costumávamos fazer outra refeição no final de tarde, tipo 18:00/18:30, quando geralmente os europeus  fazem sua "happy hour" e ceiam, apesar de  anoitecer somente, quase às 22:00.
Dá para comer bem, sabendo escolher local e pratos, e fugindo um pouco dos locais altamente turísticos. Não ficamos nos  hamburguers,  pois  o Juan até come, mas eu detesto.
Depois pegamos novamente o Tram e descemos no Teatro / Ópera das Artes



Amamos Praga! 
Queria tivéssemos programado mais dias aqui, para poder ver ainda mais. 
São muitos locais a visitar, e em 3 dias, mas somente 2 dias inteiros, só dá para ter uma visão geral. Amanhã,  dia 03/06 vamos para Karlovy Vary, e ao voltarmos  no dia seguinte ( 04/06) para Praga, Vamos ficar em um hotel perto do aeroporto pois viajamos no outro dia, pela manhã, para o Brasil.
 Bye, bye.....Praga, vai ficar como uma querida lembrança, e um lugar ao qual,  gostaríamos de voltar.

                                            KARLOVY VARY

 Havia lido a respeito desta cidade termal, e decidimos colocar em nosso roteiro. Foi ótima escolha. Lugar fantástico, e destino perfeito para apaixonados pela natureza, arquitetura, romance, e lugares, tipo conto de fadas. Em alemão dizem Carlsbad, fundada pelo imperador Carlos IV em 1370.

 É um destino de muitas celebridades, não só  por sua beleza, mas também pela  propriedade de suas águas, e arquitetura fantástica. Até 1945, a maioria da população falava alemão. Cenário de vários filmes, sendo  um deles 007 Cassino Royale que foi filmada  no hotel abaixo:

                                                   Grandhotel PUPP ( abaixo)


Chegamos às 10:00 da manhã, são 2 horas de ônibus da estação de Florenc, em Praga até a estação de Karlovy Vary. Ao chegarmos na estação, tentamos ter informações sobre como chegar ao hotel, etc, sem sucesso.
Acredito que  quando expressamos nossas opiniões, geralmente, acabamos por rotular povos, lugares, e nossas percepções são sempre pessoais; entretanto, não posso deixar de dizer que a impressão que  eu tive  não  foi  a de um povo alegre, receptivo e /ou prestativo. Geralmente quem nos auxiliou,e/ ou deu as informações solicitadas foram  pessoas de outras nacionalidades, radicadas na república. Há muitos imigrantes. Um chofer de Uber em Praga me disse que o povo  não sorri, nem te olha nos olhos, e é mais reservado, em função do longo regime comunista. Será?
Em nossa chegada não foi diferente, Um senhor  que também estava na rodoviária, e havia ouvido eu perguntar por direções, etc, ao ver que estávamos sem saber que direção tomar ao sair da estação, e que íamos pegar um táxi,  nos perguntou onde íamos ficar, e quando eu disse o nome do hotel " Kavalerie",  falou que não precisávamos, que era super perto, e caminhou conosco. Era russo e viaja  quase que mensalmente, para a cidade para se beneficiar do clima e da água de KV. Já me deu, inclusive,  várias informações sobre a cidade , o que ver etc. Um querido!


KV tem  uma série de Collonades, prédios com colunas que contêm as fontes termais; uma culinária requintada, e excelentes restaurantes, além dos waffers gigantes, e dos cristais Moser, e de um licor famoso, que não lembro o nome.
Chegamos ao hotel, que realmente estava a menos de 500 metros , deixamos a mala pois era cedo para o check-in. Viajamos só com uma mala pequena, e deixamos as outras duas em Praga.
Fomos dar uma volta pela cidade. Linda! pegamos uma carruagem, puxada pela égua KIKI, e uma condutora Checa, que sabia tudo sobre a cidade, inclusive  o nome dos arquitetos, datas, etc... o problema era entender o Inglês confuso dela, e carregado de sotaque. Sei o nome da égua porque a mesma estava meio arredia e a condutora,  ficava  chamando "  KIKI"  e dando comandos.






Há inúmeras Colonnades/ hotéis /spas espalhados pela cidade, assim como muitas fontes de águas termais, dentro e fora das Colonnades. Como este senhor me disse , só o clima e  tomar a água já são suficientes para proporcionar saúde. Há várias bancas vendendo canecas de todos os tipos para beber a água, que tem temperaturas que variam, mas são quentes. Tomei, mas não curti muito a água quente, e o saber diferente.

Market Colonnade

Uma estrutura  de madeira branca, parece renda. que havia sido uma antiga escola.
Tem três fontes de água. Amei!

Eu e o Juan fomos a um  spa à tarde,  antes de voltarmos, e tomamos um banho termal espumante;  eu de vinho, e o Juan de cerveja. Há uma infinidade de tipos ( chocolate, rosas etc). Te trazem uma taça da bebida escolhida. Maravilha!
Abaixo Juan na sala de espera.
Tabela de tratamentos e valores
Fomos também até o monte Diana, de onde se vê toda a cidade e há um pequeno zôo.





 Os parques são lindos!


Amamos o lugar e foi o fecho de ouro pois além de tranquilo, é de uma beleza ímpar. O bom é programar no mínimo uma semana para fazer um tratamento pois  é necessário primeiro uma avaliação médica, e no mínimo 3 sessões. É um lugar que dá vontade de ficar e voltar!


Nenhum comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários, ideias, críticas, sugestões. Nos siga