2107, Ásia, Pequim


Pequim, China


Nunca tive desejo de visitar a China, talvez devido aos diversos "Chinatowns", que visitei em todas as grandes capitais, e também por considerar os chineses, de forma geral, rudes e mal educados. Sei, que as generalizações são burras,e geralmente equivocadas, mas é difícil fugir a tentação de rotular, quando nos vemos abalroados, empurrados, e invisíveis aos olhos da massa chinesa. Na realidade, acredito que devido a viverem em uma sociedade massiva, e precisarem batalhar seu espaço, acabaram por  criar uma carapuça de defesa, e formas de garantir seu espaço.
Não alterei minha opinião. De forma geral, são de difícil acesso, pouco solícitos e simpáticos. e somado a isto não fazem esforço algum em entender o turista. Não te olham nos olhos,  não têm as pequenas gentilezas de cumprimentar, dar passagem etc. São rudes? Não sei, é sua forma de ser. Tive contatos mais pessoais com dois chineses, um guia, e uma guia maravilhosos. Simpáticos,  extrovertidos, e brincalhões, que derrubaram todos estes estereótipos, que acabei de listar.
 De qualquer forma, meu interesse era conhecer parte da muralha e a cidade proibida.
Contratamos e pagamos ainda no Brasil 2 tours através da Viator. Uma para a Grande Muralha e os Ming  Tombs, e a outra para a Cidade Proibida, palácio de Verão e Praça Tianamen. 
Um dos tours para a cidade proibida não conseguimos a confirmação de horário de pick up com a Viator, muito confuso, e acabamos por contratar uma tour no hotel. Reclamei depois no site pois eles delegam a responsabilidade para agentes, por eles contratados, e não se responsabilizam pelos pacotes vendidos. Consegui, após alguns emails, o reembolso da quantia paga. O melhor é deixar para contratar no local. Felizmente, conseguimos contornar o problema, e realizar o que havíamos planejado.

                                                               Beijin

Pequim, Beijin tem uma área de 16.800 km2, e é cercada de montanhas no leste, oeste e norte; Há 18 distritos e condados. O significado de Beijin é a capital do Norte. Do pouco que vimos em Beijin, gostei muito, apesar da grande poluição.







.Ficamos hospedados no Mongolia Inner Grand hotel. Maravilhoso! Conta com um sistema de shuttle para as principais pontos turísticos e para o aeroporto e é de um conforto, beleza e atendimento impecáveis.

                                                         Hall do hotel

                                                         breakfast   otimo!


                                          A Grande Muralha: Mutianyu


Fomos na parte de Mutianyu que está localizada em Huairou District, no leste, mais ou menos 70 kms do centro da cidade. De acordo com os registros históricos,  esta parte da grande muralha  foi construída pelo general Xuda que serviu  o Imperador Zhu Yuanzhang, nos primórdios da dinastia Ming, A muralha  é cercada de montanhas . O cable car fica aos pés da grande muralha, e nos leva até o topo com uma vista fascinante.




É impressionante observar a construção  Seus 2400 kms foram construídos durante séculos, e são a união de várias muralhas. Até o século III, a China se dividia em vários domínios, e foram alguns deles que ergueram estas fortificações. Em 214 a.C., Shih Huang-ti, o imperador que unificou a China, concebeu um sistema de defesa para sua fronteira norte, contra os povos bárbaros, especialmente os mongóis. Resolveu, então, edificar uma imensa muralha, juntando as bordas das antigas, feitas até quatro séculos antes. A obra foi reconstruída, e concluída no século XV, quando os imperadores da dinastia Ming adaptaram o traçado inicial, e terminaram os trechos que restavam inacabados. A altura dos muros varia entre 6 e 8 metros – e sua largura média oscila entre 7 e 8 metros. A história de que a Muralha pode ser vista da Lua não passa de uma lenda, como garantiram os astronautas americanos.
A sensação que nos domina ao se olhar o horizonte,e ver seus muros serpenteando os morros,  a vastidão,  e nossa pequenez frente a este espetáculo é indescritível e emocionante. Fiquei ainda mais tocada pois estava realizando o sonho de minha mãe, que era conhecer a grande muralha. Realmente, é algo único e inspirador. 


















                                                        Ming Tombs


Como os faraós egípcios, os imperadores chineses adoravam construir tumbas para sua vida celestial.  Durante a dinastia Ming, 13 imperadores construíram complexos palaciais nos subúrbios, ao norte de Beijin, onde foram enterrados. Estes complexos foram chamados de Ming Tombs.





O incrível em Beijin  foi  o sucesso do Juan com os  locais. Por duas vezes homens pediram para tirar fotos com ele, e uma vez uma senhora.  Parecido com alguém famoso??




 Não conseguia entender pois também nos olhavam e riam. Finalmente, nossa guia, uma chinesa (na foto), nos explicou, que para os parâmetros chineses, eramos velhinhos descolados, transados já que pessoas de nossa idade não se trajam com bermudas, sandálias, e no meu caso unhas pintadas de vermelho.  Culturas....


 Cidade Proibida - Templo do céu e Palácio de Verão


A cidade proibida é o maior, e mais conservado complexo palacial. Circundado por um foço de 6 metros de profundidade e um muro de 10 metros há 9.999 quartos, um número  a menos do símbolo da perfeição divina. Os chineses, como os demais orientais asiáticos são bastante supersticiosos, e o número 9  representa a perfeição divina. Entrando no complexo, somos transportados a um mundo espaçoso de prazer do imperador e imperatrizes, que eram servidos por milhares de pessoas, com grande luxo. Por 5 séculos este palácio funcionou como o centro administrativo  do país, assim como a cidade do prazer dos governantes, que eram servidos por milhares de pessoas. Caminhando ao longo dos corredores, e através dos vários quartos é fácil entender o impacto dos governantes, e seu isolamento do resto da vida chinesa.



Temple of Heaven- Templo do céu


 É o maior complexo que homenageia o paraíso. Foi construído especialmente para a adoração do paraíso, e para boas colheitas durante as dinastias de   Ming e Quing.   Há dois pontos incríveis de acústica. No topo do altar redondo, há um lugar onde suas palavras reverberam. Imaginem o poder que sentiam, quando suas preces  por abundância ecoavam do céu. O outro é no final da parede de Eco. Palavras sussurradas, podem ser ouvidas no outro extremo. Os templos tem a base  quadrada, mas o topo redondo  significando o quadrado, a terra, e o redondo o céu.. Todo este templo está em meio a um lindo parque.




Templo do céu



                                                           Palácio de Verão

Está ao noroeste de beijin. Foi  onde o  o imperador da Dinastia  Quing gerenciava seus negócios, celebrava seu aniversário, e fazia festividades. Tem um jardim imperial com morros e lagos.



casamentos. As noivas vestem vermelho para terem sorte. O vermelho é a cor da sorte.



Tianamen Square


Ocupa uma área de 49 hectares  capaz de acomodar  meio milhão de pessoas; Há as famosas pontes em arcos . Os espaços internos são lindos.



Último destino foi uma fábrica de jade. Super incrível o trabalho artesanal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários, ideias, críticas, sugestões. Nos siga