2017- Ásia, Hong Kong e Macau

Hong Kong / Macau

Sempre desejei conhecer Hong Kong, talvez desde minha adolescência, quando vi um filme em que a mocinha morava em uma casa barco, e achei a cidade deslumbrante, com seu exotismo e contrastes. Não me decepcionei. Amei suas ilhas, morros, ladeiras,  barcos, jangadas, restaurante flutuante, templos.
Hong Kong é muito quente e úmido, e portanto ao contrário de Dubai, a gente sua muito. Como foi colônia britânica, por muitos anos, herdou vários costumes, como a mão inglesa. O confuso é que no metrô, ao invés de se posicionarem do lado esquerdo, que seria o normal, não, ficam à direita, para deixarem passar os apressados pela esquerda.

Ficamos hospedados na ilha de Hong Kong, North Point, no Ibis, Localização ótima.
 As outras áreas são: Kowloon e  Lantau Island. Situada na costa sul da China, é uma região especial, existente desde 1997, conhecida por seu horizonte repleto de arranha-céus e por seu profundo porto natural.
Hong Kong é uma das áreas mais densamente populosas do mundo e está localizada no estuário do rio das Pérolas, compreendendo a ilha de Hong Kong, a península de Kowloon e a ilha de Lantau, além de ilhéus menores. Tanto em Mandarim, quanto em Cantonês) língua nacional e língua regional, respectivamente, o termo Hong Kong significa 'PORTO PERFUMADO".
Junto com Macau, esta antiga colônia britânica constituem duas regiões Administrativas especiais da China e abrigam 7 milhões de habitantes, a maioria chineses da etnia Han. O território adota duas línguas oficiais: o Inglês e o chinês( mandarim oficial e o cantonês ).

1º dia fizemos  um tour, com almoço incluído, visitando  o tradicional templo chinês Man Mo Temple que fica em um bairro antigo, Hollywood. Nosso guia, Lawrence,  fabuloso, engraçado e super didático me levou a entender vários dos rituais e superstições,  assim como algumas palavras em chinês.
Man MO significa a dualidade entre o  soldado ( MO= guerra, e  Man=Homem literato) e o homem, espiritual. Há um sino na entrada dos mosteiros que é para chamarmos Deus, e  avisar que estamos adentrando. O tambor é quando Deus não está nos escutando, e devemos bater 3 vezes para lembrá-lo que estamos ali, aguardando sua ajuda. Devemos sempre acender 3 incensos, um para o céu; o divino, o outro para a terra, e o terceiro para nossa alma, Há outras superstições: pedras que chacoalhamos e jogamos, e conforme  a forma que caem, sabemos se seremos ou não atendidos.

Depois pegamos o trem de 125 anos "Old Peak Tram" para ir até o  Victoria Peak,  pena que estava nublado e do topo não foi possível avistar nada, mas a subida valeu a pena. Na primeira etapa tivemos uma vista linda, depois pegamos o cable car até o Sky Terrace,  que é a plataforma mais alta, mas estava tudo encoberto, e não foi possível ver a cidade lá de cima.

Vista do Victoria Peak

Lawrence, nosso guia

Cable car

Daí fomos até Aberdeen Fishing Village, a mais antiga vila de pescadores com direito a piadas sobre tubarões e a marcação nas praias para que não ultrapassem os pontos de perigo. . Chegando lá andamos em um SAMPAN ( ver abaixo)

Sampan é um  barco antigo de pescadores, pudemos constatar a vida dos mesmos na vila, que é  de extrema pobreza. Após fomos almoçar no JUMBO RESTAURANT.  O Jumbo é o maior restaurante flutuante do mundo. Super luxuoso e com atendentes lindas . Típico almoço chinês, com direito a DIM SUN, que são bolinhos recheados  com os mais variados recheios ( camarão, peixe), sopa, chá e doces fantásticos.

painéis  nas paredes do restaurante, vida e cultura chinesas.
Depois fomos a Stanley Market, paraíso de compras  e a uma fábrica de jóias.

Stanley beach, um charme!

Stanley Beach

2 dia- Visita a Kowloon
Kowloon é uma cidade murada , é a maior favela vertical do mundo. Lá vivem em cubículos, quarto e banheiro, às vezes 5/ 6 pessoas. Há   inúmeros prédios residenciais de quarto e banheiro, onde as pessoas vivem amontoadas, O m2 em Hong Kong é caríssimo, e a cidade  é densamente habitada.
Prédios habitacionais de Hong Kong ( o Minha casa, minha vida)

Hong Kong consta com ótimo sistema de metro MTR (ótimo), bondes,  ônibus e  charmosíssimos trams.

rickshaw - hop on and off

Me apaixonei pelos trams. Cada um de uma cor e estilo diferente fazem a linha norte -sul.

Pegamos o bondinho, seniors  pagam somente $1.00 HK e descemos em  Causewaybay, Visitamos alguns malls incríveis com o de Times Square,  Peking Road, local de lojas chiquérrimas. Depois fomos caminhando até o Soho. Bairro boêmio, repleto de cafés, restaurantes. Também é o local da mid-level escalators. Estas são escadas rolantes na rua que te levam até a parte de cima do morro. Em vários níveis você pode sair na rua de cima ou ir subindo.Maravilhoso !É a maior escada rolante do mundo.

A noite fizemos um cruzeiro pela baía de Hong Kong com direito a jantar, estilo buffet com tudo que você possa imaginar( lagosta, sushi, camarões, panquecas, etc) e assistindo a iluminação da cidade. Fantástico e inesquecível!

Mercado e porto de Hong Kong. Incrível como mantém os peixes e produtos marinhos através de um sistema elétrico de refrigeração e limpeza constantes.

LANTAU ISLAND

Primeiro fomos visitar a Torre, com  o velho relógio, construída em 1915 que na realidade foi a primeira estação de trem de Kowloon; depois fomos conhecer a Tai Vila de pescadores, a Veneza do Oriente e as casas sobre palafitas.

Fizemos um almoço vegetariano no PO LIN Monastery e depois fomos de cable car até o Big Bhuda, a maior estátua sentada do Buda.

Estátua do Buda Sentado

Toda a ilha tem um visual incrível e, para acessar a estátua, você terá que pegar o teleférico mais extenso do mundo, o Ngong Ping 360 Cable Car (há também a opção de acessá-lo de ônibus, mas duvido que este meio de transporte seja tão agradável visualmente). Uma vez dentro do teleférico, você sobrevoará os montes verdes envoltos pelo Mar da China Meridional até chegar à estação na Ngong Ping Village.
A estátua do Big Budha, conhecida como Tian Tan, fica no alto de uma colina e é acessada após uma subida de 268 degraus. Chegando ao alto, percebe-se que a estátua está rodeada por seis estátuas menores, com oferendas para o Grande Buda. Em frente à colina do buda vê-se o monastério, repleto de fiéis, meditando, participando de cerimônias religiosas e acendendo incensos para o buda.
A Ngong Ping Village é uma espécie de cidade cenográfica tipicamente chinesa, composta por uma única rua, margeada por lojas (quase todas de souvenirs) e restaurantes, que te deixa na área realmente dedicada ao budismo e que contém, além da estátua do buda, o Monastério Po Lin, o maior templo budista de Hong Kong.

Após fomos visitar o Monastério de PO LIN, um dos mais famosos templos budistas , Por útimo visitamos uma vila temática, próxima da estação de cable car.

MACAU

No último dia fiizemos um tour até Macau

O trajeto de ferry leva aproximadamente 1 hora.  Mistura das heranças portuguesas e chinesas, o interessante é que todas as placas são em chinês e português, mas ninguém fala o português.  Nossa primeira visita foi até as ruínas de St Paul´s Roman Catholic church, e a seção da cidade velha,  murada. Depois fomos ao museu de Macau. A torre de Macau a 223 metros acima do nível do chão oferece a melhor vista, e é possível ver o pessoal fazendo bungie jumping. Há vários cassinos, cada um mais luxuoso que o outro. Gostei de Macau,  mistura estilos, mas a miséria está lado a lado com os prédios luxuosos
.Até agora Singapura e Hong Kong foram os locais que mais me encantaram. Exóticos, mistura de velho e novo, natureza exuberante. Encantadores e inesquecíveis.