2019- CIDADE DO MÉXICO, Teotihuacán, Puebla, Cholula,Coyoacán, Xochimilco

CIDADE DO MÉXICO

O país tem como símbolos: A águia e a Serpente;
 A Águia,   representa o Bem,  a  força superior;
 A Serpente, O Mal,  a força inferior.

Tudo, no México, tem uma história, uma  lenda, e a  mulher tem um papel central.  É super valorizada.

A palavra México é uma tradução da palavra Metztlixihtlico, que era como os astecas chamavam a  capital, e significa  "Centro da lua", ou como, também, dizem, "Umbigo da Lua".
Capital do país, uma megalópole, com quase 9 milhões de habitantes oficiais, e 23 milhões, extra oficiais, quase 5 milhões de carros, é  ao mesmo tempo apaixonante pelas suas belas construções, museus fantásticos, sítios arqueológicos,  história incrível, bairros chiquérrimos, como o Polanco, Roma Norte,  e Condessa, e paupérrimos como Tacuba.

Roma Norte

Muita riqueza, história,  contrastando com muita pobreza,  uma infinidade de ambulantes, vendendo desde comidas mexicanas, como mercadorias de todos os tipos, e uma poluição alarmante . Ficamos, eu e o Juan, com muita alergia, e com o  nariz congestionado.  Portanto, como toda grande cidade é cheia de contastes.  Vale a pena  conhecer? Claro que sim! Há muita história, e beleza, além de uma gastronomia incrível.

Ficamos hospedados a poucas quadras do Zócalo, perto da Avenida Isabel, A Católica.
 O Zócalo é,  sempre, em todas as capitais mexicanas, a praça central, que, na Cidade do México, é a Praça da Constituição, ponto  central, e dominante do Centro Histórico. É a 4a maior praça do mundo.
 Os conquistadores escolheram este local, por ser o centro político e religioso de Tenochtitlan. É impressionante, com seus edifícios em estilo  gótico, barroco e neoclássico.

Na praça da Constituição se encontram:
A Catedral Metropolitana, o Palácio Nacional, Edifício do Governo Executivo, o Templo Mayor, a estação de metrô, e o Tribunal de Justiça, um pouco  mais afastado, antes de chegar a praça. É linda, enorme, e impressionante!

No nosso primeiro dia, claro, nos dirigimos para a praça, e visitamos, primeiro, a catedral. Lindíssima, em estilo gótico.
                                              CATEDRAL METROPOLITANA

Havia uma manifestação na praça, dos sem teto, e sem emprego, por melhores condições de vida. Portavam bandeiras vermelhas, e faixas, pedindo respeito, e que as promessas fossem cumpridas.

O Juan postou, brincando, que era uma manifestação "pró liberdade do Lula". A praça estava bem policiada, mas os policiais não intervieram.  Estava tudo tranquilo.

Resolvemos entrar no palácio, e visitar o museu das guerrilhas, e ver os murais de Diego Rivera.
Quando terminamos, e descemos para sair, para nossa surpresa, os manifestantes haviam cerrado, e bloqueado todas as saídas, como um paredão humano.
Fomos falar com os funcionários, que nos disseram que não havia como sair, e nada a fazer, que não ia demorar. Ficamos conversando, com outras pessoas retidas, a maioria mexicanos. Peguei dicas de restaurantes, etc... o tempo passava. Voltei a falar, e até me dirigi a uns manifestantes, que estavam do outro lado da porta de vidro, dizendo "Soy turista, brasileña, deja me salir " Não houve jeito. Ficamos 3 horas retidos, e depois nos deixaram sair, em grupos de 4, por uma porta lateral.
 Foi instrutivo/ divertido pois vimos como o povo luta por seus direitos, e como a polícia respeita.
Eu brincava que ia ligar para a embaixada , que estava de refém. Não me deram bola....
Ao sairmos fomos a um restaurante na 5 de maio, indicado por uma das mexicanas. Ótimo, não lembro o nome.
A comida é maravilhosa, mas picante. Sempre pica!  Descobri que a salsa, que menos pica é a verde, feita com tomate verde, salsa, abacate,  e. que vem acompanhada por Totopos ( ???acredito que foi assim que disse) o salgadinho que acompanha, e que é delicioso. Veja foto, abaixo.

Amamos  Mole, que é  uma especialidade, oriunda de Puebla, que foi onde primeiro comemos, e que é maravilhosa; até compramos um pacote. Para fazer é super difícil pois leva quase 35 ingredientes: chocolates, castanhas...  o pato ou galinha, são cozidos, e o caldo é engrossado com o Mole,  uma comida de deuses. O feijão também é maravilhoooso, sem falar nos tacos, burritos, molletes, tortillas e totopo( acho que é isto ... ) que acompanham as salsas.

Depois fomos visitar o Templo Mayor. Este foi um dos primeiros templos astecas na capital Tenochtitlan, com estilo pós clássico. O templo era chamado de Huey Teocalli, e dedicado a dois deuses: Deus da Guerra, e Deus da Chuva e da Agricultura.
 Este templo  foi palco de muitos sacrifícios. Há duas partes na visita. O sítio arqueológico, visitando as ruínas dos templos, e o museu com os artefatos recolhidos, na escavações.

Ao sairmos do Templo, nos dirigimos ao Museu San Feliciano, indicação de uma das mexicanas, do Palácio, para ver os murais de Diego. Tivemos muita sorte pois havia um guia, explicando o mural em detalhes. " A CRIAÇÃO " Maravilhoso!
A rua Madero, também no centro histórico, desemboca na Praça, é a rua principal, e é um calçadão, abrigando lindas construções, como o Cassino Espanhol, que é magnífico, mas é proibido fotos internas,  e a casa de  Azulejos, abaixo.

A Torre LatinoAmericana ( ao fundo).

O observatório  , se me lembro bem é no 69º andar ( será ? não tenho certeza?) de onde se tem uma vista de 360º da cidade, e dá para ver o alto índice de poluição. Lá em cima, também é possível ter uma experiência virtual,  maravilhooosa, e eletrizante. Há uma rampa estreita, que subimos,  e ao colocarmos os óculos 3D, e fones de ouvido, parece que estamos caminhando em uma estreita passarela,  no espaço. Me agarrei à mão do assistente, e fiz a caminhada, segurando forte sua mão, pois os efeitos são incríveis. Amei! vale a pena pagar. O Juan não  quis participar.

Vista de cima da torre ( abaixo o Palácio de Belas Artes)

Experiência virtual

Continuando pela Madero, chega-se ao

Palácio de Belas Artes

Adjacente ao  Palácio está a Alameda Central, um parque urbano, bem lindo.
                                            Dentro do Palácio

Magnífico, é o principal teatro de ópera. Famoso por ser interna, e externamente de mármore branco de Carrara,  estilo Art Nouveau, Neoclássico, e Art decó,  e por seus murais internos, com obras de Diego Rovera, Rufino Tamayo, David Siqueiros Jose Orozoc. Foi construído  em 1904. Fiquei maravilhada,  com a obra de Diego Rivera, e também pelos recursos do Palácio. Há uma tela interativa, onde escolhemos o mural, que queremos saber mais, e vamos apontando os detalhes da obra, que  vai nos dando todas as informações. Não é necesssário um guia.

Uma característica das ruas do Centro histórico, é a presença constante dos Organilleros ( Tocam uma caixa órgão, e o assistente recolhe as contribuições.  É uma musiquinha meio irritante!

Continuando pela Madero, chegamos a Chinatown, que é bem bonitinha, e também ao centro de Artesania.

CHAPULTEPEC
Fomos de metrô até Chapultepec. Linha rosa. Carregávamos $6( pesos) p/p e dava para andar o dia todo de metrô.  O metrô é geralmente apinhado de gente, e não tem ar condicionado. Os policiais nos advertiram quanto a celulares, etc. Não tivemos problema. Os mexicanos, em geral, são gentis e queriam nos ceder o lugar.  Não há bancos prioritários.
Pegávamos o UBER, somente quando estávamos nas últimas, e táxi, somente quando sabíamos o valor da corrida. São muito espertinhos. Tem que se avivar.
CHAPULTEPEC, significa Colina do Gafanhoto, fica num dos extremos do Paseo de la Reforma. Data da época asteca, que se estabeleceu nesta zona por volta do século XII. Inclui o bosque, que é o maior parque urbano da America Latina; no topo, está o castelo de Chapultepec, onde viveram os imperadores Maximiliano e a imperatriz Carlota; o museu de história natural; o zoológico. o parque de diversões La feria, e o Museu Antropológico.
Visitamos o bosque, o museu antropológico e o castelo. O museu é imperdível, fantástico, e o castelo se equipara a muitos da Europa.
                                                   Bosque de Chapultepec
                                           Morta, na subida da colina

O Castelo

Dentro do castelo - carruagem da época
                                          Quarto dos Imperadores

Museu antropológico

É imperdível, maravilhoso e enorme! São várias alas, nos dois lados, em cima e em baixo;

Também pegamos o metrô , e fomos até o Kiosco  Mourisco,  no Parque Alameda de Santa Maria, estação Buena Vista. Belíssimo. Ah, tem um espaço só para cachorros.

Fizemos 3 tours na Cidade do México;
A 1º  primeira,  foi um city tour passando pela Plaza Garibadi, Plaza de las 3 Culturas, e depois fomos ver um joalheiro, e como lapida a prata; tour em Uxmal (zona arqueológica) como fabricam peças artesanais de uma fibra de um cactus, chamado de  "Piñuela"; também retiram o "SUBIN"( tipo agulha) utilizado na acupuntura,  e também o Pulque, a Tequila e como lapidam as pedras vulcânicas. Foi super instrutivo. Depois fomos a Basílica de Guadalupe, um complexo enorme e lindo, e Teotihuacán. $800 por pessoa  o tour incluindo almoço, quase 8 horas ( dia todo)

Joalheiro

Piñuela
                                              Peças produzidas com a fibra
                                             Lapidando as pedras vulcânicas

Produto final

A Basílica de Guadalupe: tem a antiga, e a nova, e  estão  localizadas no monte de Tepeyac, principal templo católico, no continente americano. O santuário é composto de várias igrejas, e capelas, e duas basílicas; uma do século XVI , e outra de 1974; A antiga vem  afundando já que a Cidade do México foi construída em cima de um lago, o lago Texcoco
                                                         Basílica antiga de Guadalupe

Basílica nova

Estátua em homenagem a João Paulo II

O último ponto do tour foi

Teotihuacán

Este foi um centro urbano da Mesoamérica, pré colombiana, e está a cerca de 50 kms da Cidade do México. Além das pirâmides, há complexos residenciais. a Avenida dos Mortos, e murais. Teotihuacán  exportou um estilo de cerâmica obsidiana.
 O difícil foi suportar o calor de quase 40º, e a caminhada até as pirâmides. Consegui subir até a metade da Lua; a do Sol é super difícil. os degraus são altos, e irregulares, e é bem mais íngrime do que a da Lua. A subida não chega a ser um problema, mas a descida é um horror. Há que ir com protetor solar, tênis, chapéu e roupas leves, além de levar água.
                                                              Pirâmide da Lua
                                                            Olha eu lá na metade!
                                             Pirâmide do Sol

O complexo é enorme, e para ver tudo em detalhe, há que passar uma manhã ou uma tarde. Tivemos 2 horas. Foi bem corrido.

O 2º tour que fizemos foi para Puebla, Cholula y Tonanitzintla- $800 p/p, também com almoç incluído ( dia todo)

Iniciamos por Santa Maria Tonantzintla, que é uma igreja em Cholula. Ela é valorizada por sua decoração, que é chamada de folclórica, ou barroco indígena. Foi construída no século 16, e se desenvolveu através de 4 fases, terminando no século 20; Os detalhes incluem elementos hispânicos. anjos de pele escura, outros de cabelo loiro, e olhos azuis. Esta área era sagrada para a deusa Tonantzin , que depois foi substituída pela virgem Maria.

PUEBLA

Oficialmente chamada de heróica Puebla de Saragoza, capital do estado de Puebla, 4a maior cidade do México,  tem cerca de 2.1 milhões de habitantes, e foi fundada pelos espanhóis em 1531.
 È uma cidade linda, com suas casas em estilo espanhol, charmosas, deu vontade de ficar. Na realidade, nosso plano inicial era de ter ficado em Puebla, mas como houve notícias de que o  vulcão Popocatepete, estava dando sinais de ativação, decidimos permanecer na CDMX e só ir visitar. Amei a cidade!

Por último, visitamos um Taller de Talavera ( cerâmica) poblana. Peças lindas, mas a talavera é bem cara.  É lindo e o trabalho artesanal é incrível.

CHOLULA

Está próxima de Puebla, e também tem uma pirâmide enorme, mas não fomos visitar. Fica mais afastada. Só passeamos na praça, que tem de tudo.

Nosso 3º, e último tour  foi para Coyacán, museu Frida Kahlo, e Xochimilco. com passeio de trajinera e música de Mariachis. Foi fantástico ! valor por pessoa $900 ( pesos). O amoço foi pago a parte.

MUSEU FRIDA KAHLO- COYOACÁN

Amei visitar a casa/museu de Frida e Diego. Ele foi um artista incrível, e ela, além de artista, foi uma pessoa forte, e iluminada, que  venceu a si mesma.

roupas de Frida
                                                     Sua cozinha
                                                          Versão Cida e Juan de Frida e Diego

Após a visita, pela qual  não precisamos esperar (havia uma fila enorme), mas o guia conseguiu acesso imediato, fomos fazer o passeio de trajinera em Xochimilco . Emocionante ! Almoçamos a bordo, com a música dos mariachis, e uma paisagem lindíssima.

XOCHIMILCO

Almoço a bordo! Curioso que o fotógrafo, e a moça,  à minha frente, moram em Bombinhas,
e são gaúchos.

Comemos grilo, experimentamos Pulque, tequila, etc..Este é um passeio inesquecível, e que precisa entrar em um roteiro pelo México. Ah, ainda visitamos o estádio Asteca

Daqui seguimos de Volaris (cia aérea) para Mérida. Nos acompanhe.....