2019, México, CHICHÉN ITZÁ







Para chegarmos a CHICHÉN ITZÁ, pegamos um tour,  que  depois nos deixou em Tulum. 
São 127 kms de Mérida a Chichén, e depois 152 kms até Tulum. Saímos ás 8:30. No caminho paramos no cenote  CHAN DXVONOT. Bem bonito!





Escadaria que leva ao Cenote


Chichén Itzá, também chamado de "o templo da serpente emplumada", hoje considerada uma das novas 7 maravilhas do mundo,  foi uma grande cidade pré-colombiana, construída pela civilização maia, no final do período clássico. O sítio arquelógico está localizado no estado de Yucatán. Foi um polo urbano importante, e,  provavelmente, foi uma das grandes cidades míticas, "Tollans".  O nome CHI= BOCA, CHEN= POÇO
O local exibe vários estilos arquitetônicos, e é hoje propriedade federal . Há no sítio:


O  Castillo, templo de Kukulcán


Está localizado no centro do sítio.  Tem uma altura de 30 metros, sendo 26 metros de plataformas, e mais 4 metros do templo que está no topo. O templo é composto de várias plataformas quadradas, empilhadas uma a uma. Cada lado da pirâmide possui uma escadaria que leva até o templo, sendo que cada uma tem 91 degraus.  São 7 arcos de luz, e 9 planos; 4 escadas e 7 triângulos. Tudo é perfeitamente calculado e exato e expressa algo.


Na entrada do templo, há  um degrau, totalizando 365 degraus, representando os 365 dias do calendário maia. O 7 significa o símbolo da morte. Na base da pirâmide há um cenote. 

Na época do equinócio, os detalhes triangulares, quando refletidos pela luz do sol tornam claro o desenho de uma serpente. Há várias interpretações.

Não permitem mais subir ao topo. Está cercada pois já houve muitas mortes acidentais. os degraus são altos e irregulares. É um complexo enorme, e é bem difícil pois o calor é quase insuportável, e se torna muito cansativo.  Para ver com detalhe e cada parte componente é necessário passar o dia.


 Templo Observatório El Caracol

                                            Campo de Pelota
Neste campo ocorriam os jogos, lutas, e a população ficava olhando do templo de observação.
O campo de Pelotas, tem uma plataforma com caveiras. O jaguar símboo da força da terra; a águia , símbolo da força do céu.


                                             Tumbas

Acredito que nos faltou ver La Iglezia. Pouco tempo.


Muito impressionante!E como tudo, no Mèxico,  há lendas e histórias diversas. Rumo a Tulum....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários, ideias, críticas, sugestões. Nos siga