2019- CANCÚN e ISLA DE LAS MUJERES



Cancún significa primeiramente  "ninho de serpentes" e na 2a versão, menos aceita, de "lugar de serpente dourada"; tem a forma de  um 7 e, no amanhecer,  aparenta  ser uma serpente dourada.  Está localizado no estado de Quintana Roo, entre a  lagoa de Nichupté, e o mar do Caribe. Está a 70 km de Playa del Carmen, a leste do Mar do Caribe,  e ao norte de  Isla de las Mujeres.

Há 5 zonas em Cancún:
1) Isla Cancún:   onde se concentram as praias e atividades turísticas. tem a forma de um 7, com uma extensão de 23 kms. A ilha está unida ao continente por 3 pontes;
2) Zona Urbana. é o centro da cidade, e que se divide em zonas delimitadas por ruas, e avenidas;
3) Puerto Juárez,  também chamada de Tamtanchen, e onde há duas docas para embarcar, e cruzar até isla  de las Mujeres;
4) Franja Ejidal, zona de assentamentos;
5) Alfred Bonfil, que surgiu de colonos, e vai até o aeroporto internacional de Cancún.
Ficamos na zona urbana, em um apartamento na rua Rosas, perto da avenida Tulum,   com muitos restaurantes , lojas de artesania,  e preços mais acessíveis, do que na zona hoteleira.
Um apartamento ótimo, amplo, com tudo, ar condicionado , mini- cozinha,  TV plana, piscina, etc.  e o melhor,  bem mais barato, do que na zona hoteleira.  Suíte Rosas Só foi difícil de achar, já que no Booking. com,  consta como hotel, mas é um apartamento, suíte.
                                  Suíte Rosas



Chegamos no domingo, final da tarde, e saímos para explorar  a área, e  encontramos um inglês, Selza Petersen da Cancun Tour Factory (tourfactorycancun@gmail.com) que   super recomendo. Profissional confiável, vendeu um tour, com desconto,  para a Isla de las Mujeres por $100(dólares),  incluindo passeio e almoço, para a 3a feira, e que depois comprovamos, excelência do serviço. 
Fomos jantar em um Pub, ótimo.  


No outro dia,  pegamos um R1, ônibus de linha, que faz o trajeto da rede hoteleira. Começou a chover a cântaros, e ficamos dentro do ônibus até que cessou. Aí, descemos na praia do  Caracol. 


Hotéis chiquérrimos, cheio de agências de turismo. Paramos em algumas, pois queríamos fazer um tour de Cancún. Não tinha um city tour até que em uma delas o cara falou que podia nos conseguir uma  tour privada de 3 horas por $100( dólares). Achamos meio carinho, mas topamos. Maior roubada. O cara perguntava onde nós queríamos ir, como se nós soubéssemos, e tampouco sabia dar explicações/infomações sobre os locais. Reclamei e fiz o tempo render mais dizendo para ele percorrer toda a orla, e o fazendo parar nos locais que queríamos  tirar fotos/ conhecer.



 Este é o El Mirador na praia Delphines . A parte circular de vidro vai subindo, e girando na torre, com uma vista magnífica de Cancún.
Paramos em vários locais, como 
         El Rey Archaelogical Zone ( ruínas maias)
The Temptation Hotel

       




 para fotos, e também compramos ingressos para o Interactive Aquarium, na praia La Isla.

                               ISLA DE LAS MUJERES

O passeio para a Isla de Las Mujeres foi, entretanto, o ponto alto. Fomos no barco Saga Boy II e foi uma festa. Bebidas( água, sucos, tequila, pulque)  rolando o tempo todo, música, alegria, e alto astral. Paramos em alto mar para mergulho e snorkel, maior curtição. Ao chegarmos à ilha, pagamos extra $35(dólares) por um carrinho de golfe, com o qual percorremos toda a ilha.
O nome da ilha se deve a falsa noção dos fundadores, que quando chegaram só viram mulheres, e também várias estátuas de mulheres, pois os homens estavam fora, trabalhando ( pescando, etc).
A Ilha  tem quase 13 mil habitantes, mas a população flutuante passa dos 100 mil. No período pré-colombiano, a ilha era considerada sagrada devido a deusa lunar, IXCHEL . Amamos a ilha, e o passeio. O almoço foi um buffet com várias especialidades, e depois fomos para  centro da ilha.










                                                        DEUSA IXCHEL


Conhecemos muita gente legal, 3 venezuelanos, oftalmologistas, que moram no Chile, e estavam em um congresso, e com os quais conversamos bastante. O tour foi maravilhoso, e a ilha é um espetáculo. Vale a pena programar ficar na ilha por uns dois dias.
Voltamos à noite mortos, mas super felizes. Jantamos no hotel. No outro dia, fomos na ISLA, Aquário Interativo. Imperdível !






Há diferentes tipos de ingressos, e você pode pagar somente para olhar, para tocar, ou para nadar com os golfinhos. Não nos explicaram este detalhes, mas de qualquer maneira  nadar é bem carinho. É um espetáculo!












Há muito a fazer e ver em Cancún. Tem o XCARET , um parque fantástico, os Flamingos, e vários tours para cenotes. Para nós, entretanto, final de viagem, fizemos o que era possível,  no tempo  que tínhamos, e os passeios  que conseguimos fazer, nos bastaram, ficando uma sensação de plenitude, de felicidade. Deixamos o México, mas ele não vai nos deixar. Vamos,  sempre, lembrar, com saudades, das experiências incríveis,  dos lugares fascinantes, das comidas gostosas, e picantes, e dos mexicanos alegres e amigáveis.

Até uma próxima.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários, ideias, críticas, sugestões. Nos siga