2019- MÉRIDA, México




Surpresa e encantamento. Cidade charmosa, com lindo centro histórico, casas coloniais, muitos restaurantes, lojas e museus. É a maior  cidade do estado de Yucatán, e tem hoje cerca de 800 mil habitantes. Foi fundada no local das ruínas, da antiga cidade maia de T´HÓ. É  uma cidade super segura, limpa, e com ótima qualidade de vida. O único senão são as altas temperaturas. Maio( primavera) com 40º.  Os mexicanos dizem: " Acá es caliente y más caliente".
Ficamos no próprio centro histórico, a poucas quadras do Parque Plaza Grande. Aqui se encontram as coloridas letras da cidade (acima), a Catedral, e diversos edifícios históricos. Para nosso encantamento, na noite de nossa chegada houve um show, gratuito, lindo no Palácio do Governo, e todos os dias há shows em diferentes praças, com danças, canto, e o povo se diverte de forma saudável, e sem desordem, A cidade vende cultura. 
Jantamos no Chaia Maia, cochinitas. Há funcionárias, sentadas, fazendo tortillas, e  a atendente é vestida ao estilo maia. Toda a região de Yucatan tem pratos próprios. Há até museu gastronômico! Veja abaixo:
restaurante museu gastronômico


 Os lindos prédios de Mérida. Como só ficamos 3 dias na cidade, o primeiro dia,  utilizamos para conhecer a cidade, e caminhar por suas ruas..
                                  As namoradeiras são um diferencial na praça; Lindas!


A Catedral,  ao fundo 
                                          Show à noite no Palácio






                                         Galeria de arte


 No 2º dia, fizemos um tour para  visitar os Cenotes  Sta Bárbara. 
Cenotes, são tipo uma gruta,  subterrâneos, com água natural. Há inúmeros na Riviera Maia,  e são importantes elementos da cultura mexicana, No passado, eram a principal fonte de água doce para os maias,  e também eram local de sacrifícios, já que só eram autorizados a se banhar nos cenotes, a classe alta dos maias, e estes,  inclusive propagavam lendas para que os menos favorecidos não a utilizassem. Há também os cenotes sagrados , nos quais não é permitido  banho pois foram locais de sacrifício. 
Fomos passando por pueblitos,  com muros alborrados (pedra em cima de pedra, sem cimento) até chegar a estação onde pegamos o Truck ( carroça que roda no trilho, mas é puxada por um cavalo). Pitoresco, com uma vegetação agreste. Há muitos flamboyants no México, lindos.



 Cenote Cascabel. O nome é  devido a uma planta que havia no local, que atraía cascavéis, Este cenote é bem fechado. Há somente uma pequena abertura, e  me senti meio claustrofóbica; ( já sou, kkk) mas é lindo. É necessário se banhar, não utilizar protetores solares, que não sejam naturais, e usar o salva vidas.
                                          Entrada do cenote




O 2² cenote, e o mais lindo, foi o Cenote Chraskin, ou sol roxo


O 3º cenote foi o Xoch ( formiga). Este era bem aberto.


No último dia fomos ao Palácio do Governo, onde há murais lindíssimos, ao Paseo de Montejo, Parque de las Americas, e a noite fomos na praça  Salvador, onde havia show, e dança. Dançamos, após vários anos. Fantástico! O povo sabe se divertir. Não há bêbados, nem confusão. Lindo!

                                                         Palácio do Governo

                                          Painéis  do Palácio



                                                Festa na praça à noite !


                                             

Nossa estadia em Mérida foi deliciosa. Amamos a cidade, seu espírito, e as atividades realizadas.  Embora, pé na estrada,  agora vamos pegar um Tour, passando por Chichén Itzá,  nos levando a Tulum, nosso próximo destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários, ideias, críticas, sugestões. Nos siga