segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Fim de semana no Vale Europeu, SC!

 

 Escapada de 06/11  até 08/11 visitando Blumenau, Pomerode, Brusque, e Nova Trento.
 
Foi lindo voltar a esta cidade, onde morei e tive meu filho há 52 anos. Já  havia voltado antes, mas há muito tempo, acredito que há mais de 20 anos.  A cidade cresceu muito,  tráfego intenso,  muito comércio. Preservou, entretanto, suas características; permanece limpa, organizada, com calçadas floridas, cestos para lixo, cuidada e receptiva. O atendimento, em todos os locais, é atencioso, e delicado. O que mais me encanta são seus morros, matas, o rio e suas pontes. 
Ficamos no Slaviero Essencial na 7 de setembro. Ótimo hotel, além de ser bem localizado. Na chegada, caminhamos  toda a 15 de novembro, rua com casas antigas, típicas, e depois fomos almoçar no Moinho do Vale. Antigo e ótimo restaurante. Havia estado há  cerca de 20 anos e permanece igual. O Juan pediu marreco com chucrute e eu filé ao molho mascarpone. Maravilha! Primeiro serviram ceviche, salada e depois o prato.


Após o almoço, fizemos o check-in,  descansamos, e final da tarde, fomos à catedral Paulo Apóstolo, com seus lindos vitrais, na praça  da prefeitura, e centro histórico. Pena que os museus estavam fechados. Há  muitos, assim como inúmeros parques, nas Reservas Naturais.
A noite visitamos a Vila Germânica,  onde jantamos. Muitos restaurantes, com música e pequenos ‘stands’  de lembranças e artesanato.


No  sábado, fomos para Pomerode. Linda cidadezinha, bem turística,  e com muitas atrações,  bons restaurantes, e comércio atrativo. Tudo mais caro. Também todos os museus fechados devido à pande                      casas dos imigrantes


Na volta almoçamos no "Tapyioca". Ótimo, com buffet variado. A tarde fomos visitar  as reservas naturais. 
A noite jantamos no "Porkus" na calçada. 
Domingo, após  o café, fomos para  Brusque, onde paramos,  primeiro, no Parque das Esculturas. Fantástico.  Amamos  as diversas obras, assim como o parque, em sua totalidade.

Há  esculturas de artistas do mundo todo, expressando amor,  família,  sexo, etc
Depois seguimos para  Nova Trento,  e Santuário Madre Paulina.
Foi complicado encontrar o caminho e tivemos que seguir com o GPS.  Chegamos. Inúmeras bancas vendendo de tudo, lojas, restaurantes, estacionamentos.  É  quase uma cidade, e uma multidão de fiéis. Achamos meio arriscado entrar na igreja  e nos misturamos às  inúmeras  pessoas circulantes e, resolvemos  desistir da visita ao Santuário.


 Fomos  para o centro e escolhemos a pousada e cantina italiana para almoçar. Restaurante típico italiano. O dono é  um antiquário  e tem um acervo incrível de antiguidades (máquinas de costura, panelas  ferros, bicicletas) que estão  dispostos em um armário, tipo estante. O buffet é maravilhoso, com diferentes espécies de nhoques, massas, polentas  e carnes.

               Fim de semana    maravilhoso!